Como o atendimento ao cliente pode alavancar ou destruir seu negócio
O processo de atendimento inicia no primeiro contato do cliente com a sua
marca, vai sendo estruturado durante a compra do produto ou serviço e segue até o pós-venda. É preciso entender, porque o seu negócio depende do atendimento ao cliente para ter sucesso.
Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios
apontou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais
importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O estudo que ouviu
1.350 pessoas de todas as classes sociais, em cinco capitais do Brasil, revelou
ainda que depois de avaliar o atendimento, 26% dos consumidores se preocupam com a qualidade e 24% disseram comprar de acordo com a imagem da empresa no mercado. Apenas 12% dos entrevistados acham o
preço mais importante na hora da compra.
Pré-venda – Conquistar o cliente
O cliente vai ser impactado pela sua marca através de uma rede social, panfleto, por um outro cliente ou até mesmo um contato direto com você e é nesse primeiro contato que você precisa transformar uma simples venda em uma experiência e o mais importante uma experiência positiva. Parece uma coisa boba, até porque é obvio que o seu cliente quer ser bem atendimento, mas é preciso internalizar essa informação para que toda a venda seja única e especial.
A sua interação com o cliente vai seu pautada por alguns pontos específicos:
informação, retorno rápido, simpatia e verdade, ele espera suprir todas as
necessidades nesse primeiro contato e você tem que estar preparado.
Pós-venda – você conseguiu vender e agora?
O pós-atendimento é tão importante quanto o pré-atendimento. Não é porque você já vendeu que vai esquecer esse cliente, a sua intenção é fidelizar para que ele volte e faça novas compras.
Comece perguntando o que ele achou da qualidade dos produtos, se mantenha acessível caso ele precise de você para uma possível troca. Se ele vier até você com uma demanda especifica procure atender da melhor forma possível e se não puder converse com seu cliente, oferece outras opções que se aproximam do ele precisa, mas não seja inconveniente os clientes não gostam de enrolação.
Você precisa estar disposto a entender e atender, por isso não trate o seu
cliente com pouco importância, conquistar novos clientes é bom, mas manter os seus é necessário.
Visitamos pontos decisivos para entender o quão importante é o atendimento ao cliente para o seu negócio, como estar sempre disposto e atento, trabalhar com a verdade já que eles esperam que você seja honesto e depositam a confiança em você, atender as demandas que aparecem durante os processos.
Todos estão dispostos a vender, mas o cliente sempre procura o algo a mais
para diferenciar todas essas ofertas. Então invista no atendimento e verá que o cliente é peça chave.