Aprenda como vender em Marketplaces

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Confira nesta matéria como iniciar sua presença digital.

No cenário que vivemos atualmente, devido ao isolamento social, nos defrontamos com uma enorme mudança no consumo, agora grande parte da população está adepta ao comércio eletrônico reforçando a necessidade de os lojistas investirem no varejo digital.

Em meio ao crescimento exponencial de casos do COVID-19 em diversos países, foram adotadas diversas medidas para a contenção do vírus, entre elas, o fechamento de estabelecimentos comerciais. Isso, sem dúvidas, aumentou a necessidade de investir em marketplaces, uma ótima estratégia para ampliar as vendas de qualquer negócio.

Este modelo de negócio proporciona diversas oportunidades para quem quer aumentar a visibilidade de seus produtos e estreitar o contato com os clientes. Isso porque os lojistas podem comercializar seus produtos em sites já consolidados, ou seja, é possível utilizar toda a estrutura de marketing e tecnologia destas marcas para atrair o seu público e gerar novos negócios.

Além disso, nas vendas pelo marketplace, não é necessário dispor de nenhum investimento inicial para começar a operar. Nesse caso, a única cobrança diz respeito à porcentagem de comissão a cada pedido realizado, que pode variar entre 10% e 30% do produto.

O primeiro passo para integrar a sua loja física ou online a um marketplace é buscar parceiros que façam sentido para o seu negócio. Além das lojas tradicionais, existem as lojas especializadas, que atendem um público específico.

Além disso, é importante conhecer como a plataforma opera, condições, exigências e diferenciais. Com esses dados em mãos é possível fazer a melhor escolha para o seu negócio.

É preciso também identificar se a loja investe em segurança e possui certificado SSL e selos de segurança, como o do Site Blindado. Outra informação importante que deve ser levantada nesse estágio é a comissão cobrada pelo marketplace. Verifique se ela é viável dentro da precificação que sua loja tem adotado.

Não existem regras e condições padrões, adotadas por todas as plataformas. Contudo, alguns documentos podem ser exigidos para a efetivação da parceria. Normalmente a operação ocorre da seguinte forma:

Começa pelo envio dos dados dos seus produtos ao marketplace, ele então divulga os seus produtos para milhares de visitantes;

Os consumidores escolhem os produtos e realizam a compra, diretamente no marketplace;

O marketplace envia para você os dados dos pedidos aprovados;

Você se responsabiliza pela entrega dos produtos e, também, pelas trocas e devoluções;

Finalmente, o marketplace repassa mensalmente para você o valor referente às vendas do mês, recolhendo a comissão sobre vendas (negociada no processo de adesão).

Se sua empresa já possui uma plataforma de e-commerce, é possível integrar o sistema com a plataforma. Nesse caso, o cadastro de produtos é feito de forma automática. Além disso, a operação (recebimento de pedidos, atualização de estoque e envio de novos produtos,) também poderá ser integrada. Dessa forma, é possível manter o seu estoque sempre atualizado, sem alterar o processo atual de vendas.

Preparado para aumentar a visibilidade dos seus produtos? Veja também nosso post sobre como abrir e gerenciar o seu negócio. https://blog.yoraatacado.com.br/10-cursos-gratuitos-para-abrir-e-gerenciar-o-seu-negocio/