O que é Marketing de Influência?
Marketing de Influência é uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados.
O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital. As marcas estabelecem parcerias para que eles apresentem e divulguem seus produtos e serviços.
Influenciar na decisão de compra se torna mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam e se sentem mais “próximos” dele. Influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas. Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros.
Pessoas comuns dão mais credibilidade, influenciadores são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. É fácil vê-los fazendo compras no supermercado, acordando sem maquiagem ou passando por problemas no trânsito, por exemplo.
Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir e perfis próximo ao da empresa.
Não é necessário ter um orçamento enorme para trabalhar com esse tipo de Marketing nem ter vínculo com agências de publicidade. Você pode entrar em contato diretamente com os influenciadores.
Além disso, existem influenciadores de diferentes nichos, quantidade de seguidores e que trabalham com formas de negociação também diferentes. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público e orçamento, sites como Post2B te ajudam a localizar os mais influentes da área.
Para encontrar um no segmento da sua marca, basta estar presente nos canais digitais e entender onde estão seus clientes, qual tipo de conteúdo eles consomem. A sensação de proximidade que os seguidores têm de seus influenciadores faz com que as informações que eles veiculam sobre determinadas marcas e produtos pareçam mais confiáveis.
Analisar os canais digitais utilizados pelos seus clientes é a melhor maneira de identificar quem eles acompanham, o que influencia na tomada de decisão de compra por parte deles. É importante conhecer seu público para saber como alcançá-lo, nutri-lo e estabelecer um bom relacionamento dele com sua marca.
Trabalhar com alguém com um número gigante de seguidores pode ser pouco efetivo para sua estratégia. Tendo em mente quem sua marca deseja atingir, o próximo passo é buscar pessoas que tenham um público parecido ou igual ao seu. Além disso, é importante se atentar a detalhes como a linguagem que ele se comunica (se faz sentido com a linguagem que sua marca usa), a impressão que ele passa e se contratá-lo está dentro do seu orçamento. É importante, também, atentar-se aos veículos utilizados por ele e se coincidem com os que seu público está presente. Além disso, é necessário identificar valores e propósitos do influenciador para que o consumidor que segue a marca possa se sentir representado.
O marketing de influência pode trazer grande retorno sobre o investimento e destaque para a marca sem precisar de grandes investimentos. O segredo é estudar muito e se aprofundar na estratégia antes da execução.