5 formas de conquistar seu cliente (pra sempre)
Todos nós sabemos da importância que tem um bom atendimento tanto para os clientes já sabem o que querem, quanto para aqueles que estão ainda indecisos e não sabem ao certo o que comprar.
E muitas vezes, ele é o que faz toda a diferença na hora do cliente tomar a decisão de fechar uma compra com você.
E como isso interfere muito para quem está começando no mundo dos negócios e precisa fidelizar seus clientes, nós separamos algumas dicas para você colocar em prática e chamar a atenção deles para o seu negócio.
Personalize o atendimento
Com as redes sociais em alta, ficou muito mais prático e rápido você divulgar seus produtos e serviços para seus clientes ficarem por dentro das novidades que você tem no momento.
Você consegue uma interação maior com o seu cliente, para ir criando um vínculo com ele, e fortalecendo a parceria entre vocês.
Sempre que for falar com seu cliente ou interagir com ele, mande um: “Olá, boa tarde! Tudo bem?” (Mesmo que ele não tenha feito isso ao perguntar algo para você.) e veja como ele irá reagir a essa interação.
Muitos clientes reclamam que os atendimentos na maioria dos comércios são péssimos, e isso acaba intimidando eles a perguntarem algo e tirar as dúvidas que ele tem com relação aos produtos e serviços da empresa, o que pode acarretar em perda de clientes. Já que ninguém vai comprar algo “no escuro”, ou seja, aquilo que sente dúvida em adquirir, não é mesmo?
É sempre muito importante dar o melhor tratamento possível aos clientes, ainda mais para atendimento on-line, via Whatsapp, por exemplo. Porque eles não sabem com quem estão falando, ainda mais hoje em dia com todos esses golpes que várias pessoas vem sofrendo, o que interfere também é o modo como você digita, porque quem está do outro lado da tela pode interpretar de outro modo .
Mas, além disso tudo o que mais atrai um cliente, é o atendimento que você oferece a ele. Se você tem aquele consumidor fiel, que sempre compra com você, fidelize o atendimento com ele e esteja sempre atento para atendê-lo e dar o suporte que precisar.
É importante porque mostra a atenção que é dada ao cliente e isso o faz se sentir importante e confiante em negociar com você.
Crie um vínculo com o cliente
Entenda as necessidades do seu cliente e o que ele procura ao entrar em contato com você.
No primeiro contato, a maioria dos clientes não sabem ao certo o que procuram e não tem a intenção de comprar logo de cara.
É como se você estivesse indo ao shopping para comprar algum presente, por exemplo. Você entra em várias lojas, pesquisa por modelos, preços, qualidade, e variedade. E aquela que mais satisfazer a sua expectativa como consumidora te ganha como cliente.
Por isso, para o primeiro contato é muito importante se colocar no lugar do cliente para entender e atender as necessidades dele, até ele se sentir confiante em comprar com você.
O cliente tem razão – sempre
Para você ter um bom atendimento com seus clientes, é necessário acompanhar o ritmo dele e, caso discorde da opinião dele sobre algum produto ou marca que ele não tenha gostado, tente remediar a situação explicando algo que não tenha ficado claro e que ocasionou a “confusão”.
Não discuta! Use e abuse da educação e ofereça outros produtos e modelos que ele pode se identificar e adquirir em sua loja.
Fidelize o consumidor
O cliente que sempre compra com você tem uma parcela importante sobre suas vendas e seu faturamento. Além disso, ele confia no seu serviço e nos produtos que você trabalha e acaba criando um certo vínculo com você, no qual ele sempre irá se apoiar.
É muito importante criar um vínculo com ele, como por exemplo, no dia do aniversário dele você o surpreender com uma mensagem ou uma carta escrita à mão parabenizando-o e agradecendo pela confiança e carinho que tem com você e sua empresa.
Não minta
Sempre em um primeiro contato, o cliente tem dúvida sobre você e nos produtos e serviços que está oferecendo a ele. É essencial em todo momento ser o mais claro possível e não omitir nada do seu cliente.
Por exemplo, se você trabalha com moda infantil e possui diversas marcas e modelos para oferecer a seus clientes, tente sempre tirar as dúvidas deles, explicando a qualidade de produto e tecido que cada marca possui, mas sem omitir para ganhar algo em cima dele.
Mostre que você tem diversas opções e que alguns produtos podem ser mais trabalhados com detalhes e acabamentos, como renda, bordados, etc. e que agregam um valor a peça, e outras que possuem um ótimo custo benefício.
O cliente irá confiar no seu trabalho e em você, e acredita que você estará apto para ajudar em qualquer situação que ele venha a ter.
Será em você que ele depositará a confiança para fechar uma compra, por isso ser transparente e falar a verdade para ele, é muito importante.
Se deu algum problema e não vai conseguir atender à solicitação dele, explique o motivo e dê uma solução, se possível. Mas, não prometa aquilo que você não poderá cumprir e jamais esconda nada dele.
O grande segredo está no modo como você trata o possível cliente e como mostra interesse pelas suas “dores”. A empatia (se colocar no lugar do outro) sempre funciona, em qualquer aspecto da vida.
Aplique esses métodos e cative sua audiência =)