Como criar metas de faturamento pro seu negócio

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Você já deve ter ouvido muito esse termo, mas pode, ainda, não ter aplicado no seu negócio.
Saiba que essa mini palavra tem um poder enorme pro sucesso das suas vendas, basta saber montar.

A importância das metas no seu negócio

Tão essencial quanto um bom estoque, as metas vão criar um caminho para você alcançar os objetivos mensais, semestrais e anuais. Mas, saber como fazer isso é onde está o pulo do gato.
Elas serão a base para sua empresa crescer de forma saudável, em cima de objetivos claros.
Sem elas, seria como se você estivesse conduzindo um carro sendo cego. Não saberia qual caminho seguir e o resultado final seria trágico.

Mas, como fazer isso? Aprenda a montar suas metas considerando esses 5 pontos:

1) Escreva seus objetivos mensais e anuais

  • Quanto você pretende faturar no mês y?
  • Qual o ticket médio ideal nesse período?
  • Quais canais de divulgação você vai trabalhar?
  • Qual alcance você pretende ter nos canais de comunicação para atingir esse objetivo?

2) Defina a margem de lucro que você irá trabalhar
Com base no perfil de clientes que estão na sua região e com o preço praticado pela concorrência, estabeleça o percentual de lucro dos seus produtos.
(Não se esqueça que, para fazer esse cálculo, você também precisa considerar o custo do produto, de logística, água, luz, internet, armazenagem, entre outros).

3) Analise o seu preço
Faça uma análise quinzenalmente da sua meta. Se notar que ela está ficando abaixo do que você esperava, revise os preços aplicados nos produtos e, se for preciso e caso veja que será tranquilo para seu negócio, promocione alguns itens.

4) Tenha variedade de produtos, tamanhos, cores, gêneros
Para não correr o risco de perder vendas por não ter os produtos que as clientes querem, invista em variedade. Com o tempo você pode refinar as escolhas e selecionar o que suas clientes mais procuram.

5) E o mais importante: crie metas atingíveis!
Trabalhe com poucos objetivos ao mesmo tempo, pense em soluções de curto, médio e longo prazo e acompanhe como está se comportando.

Seguir esse passo a passo pode não ser fácil (mas quem disse que seria? =D), mas é o que ajudará seu negócio a crescer e ter vida longa e próspera.
Sem dados e sem analisar o cenário, é impossível caminhar com faturamento saudável e não ter apuros.

Então, esteja preparada escrevendo seus objetivos de cada mês e ano, definindo a margem de lucro, analisando o preço, tendo mix de produtos na prateleira e criando metas possíveis.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda em algum ponto específico, escreve aqui nos comentários <3